• SALA DE AULA

    ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Caro professor, cara professora,

     

    Todo mundo já sabe que o tema da convivência é um conteúdo da escola de crianças pequenininhas até a universidade, não é?

    No Brasil, já temos uma lei que determina que crianças, adolescentes e adultos tenham nas escolas o DIREITO de aprender a conviver e, assim, resolver seus conflitos sem agressão, sem submissão à vontade do outro, sem humilhar, sem ser humilhado. Temos também uma Base Nacional Comum Curricular que mostra bem que as questões de convivência são imprescindíveis.

    Diante disso, dois grupos de pesquisa – o GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unesp/Araraquara-Unicamp) e o GEPEDEME (Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Moral e Educação – Unesp/Bauru) uniram forças para construir um projeto de ensino que buscasse fazer uma análise profunda dos documentos brasileiros e os conteúdos intencionais curriculares sobre o tema da convivência. Esse projeto ainda não está pronto.

    Contudo, considerando o momento em que estamos vivendo e o quanto nossos meninos e meninas estão precisando falar de si e das suas relações interpessoais, preparamos algumas atividades remotas assíncronas e síncronas para auxiliar docentes do Brasil todo nesta tarefa.

    As atividades foram pensadas para atender aos objetivos da BNCC e a conteúdos fundamentais da temática da convivência para esse momento.

    Esperamos contribuir com essa demanda tão urgente de formar pessoas e, hoje, mais do que nunca, pessoas que estejam bem consigo e com os outros...

    Sintam-se todos abraçados,

    Profa. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta

    Profa. Dra. Rita Melissa Lepre

    Profa. Dra. Telma Pileggi Vinha

    Coordenação do Projeto

    Mestrandas e mestrando:

    Mário Fioranelli Neto

    Fernanda Issa de Barros Farhat

    Talita Bueno Salati Lahr

    Natália Cristina Pupin Santos

    Lídia Morcelli Duarte

    Larissa Di Genova Boni

    Ana Luiza Aparecida de Matos

    Tatiane Cristine do Espírito Santo Nakahodo

     

    Doutorandas e doutorando:

    Raul Alves de Souza

    Sanderli Aparecida Bicudo Bomfim

    Darlene Ferraz Knoener

    Deise Maciel de Queiróz

    Elvira Maria Portugal Pimentel Ribeiro Parente

    Danila Di Pietro Zambianco

     

    Demais pesquisadores:

    Vitória Hellen Holanda Oliveira

    Gabriela Eduarda do Amaral

    Laura Nunes Viana

    Jamile Oliveira Santana Souza

    Érica Vanessa Rubens

  • Ensino Fundamental I - 1º ao 3º ano

  • Tema: Conhecimento de si e do outro a partir das interações com os pares e com os adultos

    Proposta 01

    Autorretrato

    OBJETIVOS:

    • Reconhecer, nomear e expressar os seus próprios sentimentos e os dos outros (par e autoridade)
    • Reconhecer situações que geram sentimentos como: alegria, raiva, tristeza...

    Proposta 02

    Explodindo os sentimentos

    OBJETIVOS:

    • Reconhecer, nomear e expressar os seus próprios sentimentos e os dos outros (par e autoridade)

    • Reconhecer situações que geram sentimentos como: alegria, raiva, tristeza...

    Proposta 03

    Jogo da Memória do que sentimos

    OBJETIVOS:

    • Promover o autoconhecimento e o respeito às diferenças;

    • Vivenciar experiências de ouvir como o outro se sente;

    • Reconhecer as emoções e sentimentos do outro, sendo este seu par ou autoridade.

    Proposta 04 - Assíncrona - para fazer com a família

    Memória das expressões da família

    OBJETIVOS:

    • Promover o autoconhecimento e o respeito às diferenças;
    • Reconhecer as emoções e sentimentos do outro, sendo este seu par ou autoridade;
    • Vivenciar experiências de ouvir como o outro se sente.

    Proposta 05

    Roleta dos Sentimentos

    OBJETIVO:

    Reconhecer, nomear e expressar os seus próprios sentimentos e os dos outros (par e autoridade).

  • Tema: Reflexão sobre Valores Morais

    Proposta 01

    Como podemos cuidar dos Valores que queremos?

    OBJETIVO: 

    • Vivenciar situações em que os valores morais estejam presentes.
    • Reconhecer e nomear os valores morais presentes e ou ausentes nas situações cotidianas.
    • Vivenciar, refletir e discutir sobre situações de trabalho colaborativo.

    Proposta 02

    Pizza dos Valores

    OBJETIVO: 

    • Vivenciar situações em que os valores morais estejam presentes.

    • Vivenciar, refletir e discutir sobre situações de trabalho colaborativo.

    • Reconhecer e nomear os valores morais presentes e ou ausentes nas situações cotidianas.

  • Tema: Indícios de Sofrimento Emocional

    Proposta 01

    Pata de Elefante

    OBJETIVOS:

    • Reconhecer, nomear e expressar as suas próprias emoções: (tristeza, raiva, alegria...), por meio da linguagem verbal e não-verbal;
    • Reconhecer as emoções e sentimentos do outro, sendo este seu par ou um adulto (familiar ou professor/a);
    • Transformar em palavras o que sentem (ansiedade, tristeza, medo, esperança etc.) ou por meio de outras formas de representação (desenhos etc.)
  • Ensino Fundamental I - 4º e 5º ano

  • Tema: Conhecimento de si e do outro a partir das interações com os pares e com os adultos

    Proposta 01

    Autorretrato - Cápsula do Tempo

    OBJETIVOS:

    • Reconhecer, nomear e expressar os seus próprios sentimentos e os dos outros (par e autoridade)
    • Reconhecer situações que geram sentimentos como: alegria, raiva, tristeza...

    Proposta 02

    Explodindo os sentimentos

    OBJETIVOS: 

    • Reconhecer, nomear e expressar as suas próprias emoções: (tristeza, raiva, alegria...), por meio da linguagem verbal e não-verbal.

    • Reconhecer as emoções e sentimentos do outro, sendo este seu par ou autoridade.

    Proposta 03

    Roleta dos sentimentos

    OBJETIVOS:

    • Reconhecer, nomear e expressar os seus próprios sentimentos e os dos outros (par e autoridade).

    • Explicitar com clareza ações para lidar com seus sentimentos.

  • Tema: Reflexão sobre Valores Morais

    Proposta 01

    Tirando nossos espinhos

    OBJETIVOS: 

    • Vivenciar situações em que os valores morais estejam presentes.

      Reconhecer e nomear os valores morais presentes e ou ausentes nas situações cotidianas.

    • Promover ações para que vivenciem valores morais.

    • Vivenciar, refletir e discutir sobre situações de trabalho colaborativo.

  • Tema: Indícios de Sofrimento Emocional

    Proposta 01

    Pata de Elefante

    • Proporcionar a identificação de sentimentos (seus e dos outros) em situações diversas do cotidiano da criança, seja no contexto escolar ou familiar;

    • Refletir a importância dos sentimentos nas interações com os pares e com os adultos, desenvolvendo a possibilidade de tomar decisões que incluam suas necessidades, mas também as dos outros.

    • Desenvolver a condição de articular sentimentos a tomadas de decisões em que a postura beneficia ou prejudica as relações interpessoais;

    • Ser capaz de associar situações e sentimentos;

    Proposta 02

    Varal dos Sentimentos

    • Dialogar, reconhecer, nomear e expressar sentimentos em situações diversas;

    • Perceber indícios de sofrimento emocional das crianças;

    • Identificar pessoas de referência que possam servir como rede de apoio (um/a colega, um familiar e/ou um adulto da escola).