Sequência das aulas de Convivência para o acolhimento dos alunos no início do ano e eleição das Equipes de Ajuda
Atividades de Acolhimento
Encontro 01 - Acolhimento
Objetivo
Encontro 02 - Expressão de sentimentos
Objetivos
Encontro 03 - Expressão de sentimentos
Objetivo
Relembrar momentos e aprendizados marcantes no ano de 2020, favorecendo o reconhecimento de sentimentos e o desenvolvimento da empatia.
Encontro 04 - O que é uma aula de convivência?
Objetivo
Aclarar às alunas e alunos o conceito de uma aula de convivência.
Encontro 05 - Construção coletiva do currículo de convivência ética
Objetivo
Escolher o currículo que norteará as aulas de convivência ética que serão realizadas ao longo do ano.
Encontro 06 - Fechamento dos temas de estudo para aulas de convivência ética
Objetivo
Manter a reflexão acerca da escolha do currículo que norteará as aulas de convivência ética que serão realizadas ao longo do ano.
Encontro 07 - Expressão de sentimentos
Objetivo
Reconhecer a importância de todos os sentimentos na constituição da personalidade de cada um.
Encontros para a Escolha dos membros das Equipes de Ajuda
Encontro 08 - Reflexão sobre Valores
Objetivo
Reconhecer valores necessários a uma convivência ética.
Encontro 09 - Reflexão sobre Valores e eleição dos Valores da Turma
Objetivos
Escolher os valores que farão parte da convivência da sala.
Encontro 10 - Reflexão sobre valores - Divulgação para a comunidade escolar
Objetivo
Definir como será a forma de divulgação dos valores da turma
Encontro 11 - Compreendendo o fenômeno Bullying
Objetivo
Refletir detalhadamente acerca dos fenômenos bullying e cyberbullying, bem como conhecer e aprofundar quais são as características dos envolvidos: autores, alvos e espectadores.
Encontro 12 - Compreendendo os problemas de convivência virtual
Objetivo
Refletir detalhadamente acerca dos problemas de convivência virtual, bem como conhecer e aprofundar quais são as características de cada um deles.
Encontro 13 - A diagnose dos problemas de convivência
Objetivo
Identificar os problemas de convivência virtuais vividos pelos alunos e alunas da Escola.
Encontro 14 - Análise dos dados do questionário
Objetivos
Analisar os resultados dos dados da instituição com a participação dos alunos e alunas.
Apresentar os Sistemas de Apoio entre Iguais como possibilidade de protagonismo para prevenção e atuação dos problemas de convivência.
Encontro 15 - Escolhas das Equipes de Ajuda
Objetivos
Refletir sobre os valores necessários aos membros da Equipe de Ajuda.
Eleger os alunos e alunas que farão parte da Equipe de Ajuda.