• SALA DE AULA

    ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Sequência das aulas de Convivência para o acolhimento dos alunos no início do ano e eleição das Equipes de Ajuda

    Olá querido(a) tutor(a),
     
    Um novo ano está começando e temos certeza de que ele trará excelentes oportunidades para que juntos ampliemos o trabalho das aulas de convivência ética. Entretanto, sabemos que ainda temos muitos desafios uma vez que, é provável que na maioria das regiões do país, as aulas sigam num formato online por mais algum tempo.
     
    Pensando nisso, estas sugestões de atividades foram pensadas para ajudá-lo(a) a planejar as aulas de convivência de 2021 seguindo um roteiro intencional organizado com base nos pressupostos teóricos que norteiam o trabalho da disciplina.
     
    Elas foram construídas de maneira que você possa trabalhar com os estudantes por meio de ferramentas digitais ou outras propostas que poderá organizar de acordo com as suas necessidades/possibilidades e as deles. Lembre-se de que é muito importante incentivá-los a partilhar o que fizeram e a contar para você e para a turma de maneira que isso gere registros dessas atividades de convivência, afinal, ela é um disciplina que faz parte do currículo da sua escola.
     
    Ressaltamos que as propostas são apenas SUGESTÕES e podem inspirar você e seus alunos e alunas a produzirem outras ainda mais bacanas. O essencial é não abrir mão dos pressupostos teóricos que as sustentam. Eles se baseiam nos estudos sobre a construção da personalidade ética e de um ambiente sociomoral cooperativo a partir da Epistemologia Genética Piagetiana - os estudantes são “pequenos cientistas”, sujeitos ATIVOS que PENSAM - planejam, antecipam ações, coordenam perspectivas, SENTEM - manifestam seus sentimentos, reconhecem os sentimentos dos outros e precisam ter os seus reconhecidos e AGEM COOPERATIVAMENTE - os pares são aqueles que mais ensinam.
     
    Dividimos as propostas por ENCONTROS, sendo que, cada um deles pode durar mais de uma hora/aula, portanto, se em sua escola as turmas têm uma aula semanal de convivência ética, você já terá sugestões para um bom período de tempo.
     
    Caso a Equipe de Ajuda da sua escola já tenha um trabalho bem consistente e os membros tenham oportunidade de se reunir com o(a) coordenador(a) da equipe regularmente, é possível combinar que esses alunos e alunas dirijam algumas dessas ações com suas respectivas turmas. De qualquer maneira, não podem faltar nas aulas convivência, as oportunidades do protagonismo dos estudantes.
     
    Bom trabalho a todos!!!!

  • Atividades de Acolhimento

    Encontro 01 - Acolhimento

    Objetivo

    Acolher os sentimentos dos estudantes e ajudá-los a organizar suas expectativas em relação aos próximos meses.

    Encontro 02 - Expressão de sentimentos

    Objetivos

    • Oportunizar um espaço de expressão das expectativas que os estudantes têm a respeito de si mesmo e do futuro;
    • Refletir sobre as perspectivas éticas de cada um(a).

    Encontro 03 - Expressão de sentimentos

    Objetivo

    Relembrar momentos e aprendizados marcantes no ano de 2020, favorecendo o reconhecimento de sentimentos e o desenvolvimento da empatia.

    Encontro 04 - O que é uma aula de convivência?

    Objetivo

    Aclarar às alunas e alunos o conceito de uma aula de convivência.

    Encontro 05 - Construção coletiva do currículo de convivência ética

    Objetivo

    Escolher o currículo que norteará as aulas de convivência ética que serão realizadas ao longo do ano.

    Encontro 06 - Fechamento dos temas de estudo para aulas de convivência ética

    Objetivo

    Manter a reflexão acerca da escolha do currículo que norteará as aulas de convivência ética que serão realizadas ao longo do ano.

    Encontro 07 - Expressão de sentimentos

    Objetivo

    Reconhecer a importância de todos os sentimentos na constituição da personalidade de cada um.

  • Encontros para a Escolha dos membros das Equipes de Ajuda

    Encontro 08 - Reflexão sobre Valores

    Objetivo

    Reconhecer valores necessários a uma convivência ética.

    Encontro 09 - Reflexão sobre Valores e eleição dos Valores da Turma

    Objetivos

    Escolher os valores que farão parte da convivência da sala.

    Encontro 10 - Reflexão sobre valores - Divulgação para a comunidade escolar

    Objetivo

    Definir como será a forma de divulgação dos valores da turma

    Encontro 11 - Compreendendo o fenômeno Bullying

    Objetivo

    Refletir detalhadamente acerca dos fenômenos bullying e cyberbullying, bem como conhecer e aprofundar quais são as características dos envolvidos: autores, alvos e espectadores.

    Encontro 12 - Compreendendo os problemas de convivência virtual

    Objetivo

    Refletir detalhadamente acerca dos problemas de convivência virtual, bem como conhecer e aprofundar quais são as características de cada um deles.

    Encontro 13 - A diagnose dos problemas de convivência

    Objetivo

    Identificar os problemas de convivência virtuais vividos pelos alunos e alunas da Escola.

    Encontro 14 - Análise dos dados do questionário

    Objetivos

    Analisar os resultados dos dados da instituição com a participação dos alunos e alunas.

    Apresentar os Sistemas de Apoio entre Iguais como possibilidade de protagonismo para prevenção e atuação dos problemas de convivência.

    Encontro 15 - Escolhas das Equipes de Ajuda

    Objetivos

    Refletir sobre os valores necessários aos membros da Equipe de Ajuda.

    Eleger os alunos e alunas que farão parte da Equipe de Ajuda.